 |
GIUSEPPE, Arcimboldo. O bibliotecário.
Skoloster Castle, Suécia. |
Ler o mundo é o que fazemos o tempo todo. Estamos sempre lendo e interpretando o universo ao nosso redor.Há muito para ser lido. Textos, imagens, emoções. Aprendemos desde pequenos a ler os sentimentos do outro na alteração do tom de sua voz, em suas expressões faciais e até em seus pequenos gestos.
A leitura das letras, palavras e frases escritas também é assim. Lemos livros, placas, legendas, mapas. Essas leituras exigem um certo esforço no começo, quando começamos a aprender a ler. Porém, quanto mais treinamos, mas fácil vai ficando e a leitura vai se tornando algo prazeroso. Por isso, precisamos exercitar a leitura e isso só se faz...lendo.
Lemos diferentes gêneros de textos, com diversos objetivos. Lemos para nos informarmos sobre o que acontece em nossa cidade, em nosso país, no mundo; lemos para nos divertirmos, para nos assombrarmos ou para nos comovermos com histórias que outros nos contam; lemos para nos informarmos sobre coisas que ainda não conhecemos; lemos para ficar sabendo da opinião de outras pessoas. A leitura é uma maneira de entrarmos em contato com aquilo que, se não fosse pela leitura, desconheceríamos.