quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Classificação dos Substantivos

Os substantivos podem ser: Próprios ou comuns; concretos e abstratos; coletivo.
Próprios e comuns:
Substantivos comuns – são aqueles que designam qualquer ser de uma espécie:  homem, país, cidade. A palavra “homem” designa qualquer individuo adulto do sexo masculino, sem especificá-lo. Igualmente a apalavra “país” pode ser aplicada ao Brasil, à França à Espanha, à Rússia.

Substantivos próprios: são aqueles que denominam um elemento particular de uma espécie: Roberto, Portugal, Belo Horizonte. Os substantivos próprios individualizam um ser (um home específico, um país específico, uma cidade específica). Por isso, iniciam-se com letra maiúscula.

Atividades:
1-    Coloque (P) nos substantivos Próprios e © nos comuns:

(     ) cadeira                      (   ) São Paulo
(     ) Paraná                       (   )menino
(     ) Viola                           (   )estojo
(     ) Margareth                   (   )computador



2-    Leia com atenção o texto que se segue e sublinhe todos os substantivos próprios:

     Eloisa e kelvin foram ao Chácara para fazer algumas compras. Logo depois que saíram do caixa, foram até o Happ Day e compraram uma Coca-Cola bem geladinha, porque estava muito calor.
     No caminho para o CIEP 385, Kelvin estava distraído com seu Hamburgue e acabou sujando seu Adidas em uma poça d’água que tinha na rua.
     Eloisa aproveitou que iam passar na frente de uma banca e comprou um Cebolinha para ler mais tarde.
     Quando chegaram no CIEP 385, Kelvin estava todo suado e resolveu tomar um copo d’água para se refrescar. Enquanto isso, Eloisa foi para a Sala de Vídeo assistir um pouco de TV, pois a professora Karen estava passando Enrolados e ela não podia perder.

a)     Substituindo os substantivos próprios que você grifou, por substantivos comuns, reescreva todo o texto sem modificar o seu sentido.

     Uma mulher e um homem foram _________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SUBSTANTIVOS

Quando corremos os olhos pelas estantes de uma livraria ou de uma biblioteca, o que vemos? Livros, é claro! Mas o que nos chama a atenção nos livros? A capa? A cor? Às vezes o tamanho?
Na língua portuguesa há um grupo de palavras que se caracterizam por dar nomes a coisas, pessoas, sensações, sentimentos, idéias e tudo o que existe no mundo:  os substantivos. Se a alguma coisa ainda não tem nome, pode ter certeza de que alguém logo vai inventar um para ela!


SUBSTANTIVOS – são as palavras que nomeiam os seres em geral e as qualidades, ação ou estados que se relacionam a eles. Elas trazem a idéia de substância, daí sua denominação.



O substantivo dá nomes as coisa que possua existência animada (homem, vaca, laranjeira) ou inanimada (ilha, lápis, bicicleta), real (lua, vento, areia) ou imaginária (sereia, Drácula), concreta (casa, rua) ou abstrata (felicidade, aventura), e pode ser formado por uma ou duas ou mais palavras.

Palavras ao vento

arvore.jpg

AS CLASSES DE PALAVRAS

Você já aparou para pensar quantas palavras existem na língua portuguesa? Atualmente nossa língua conta com cerca de 365 mil, cada uma com seus significados e suas funções.
Para estudá-las, podemos agrupá-las em classes, ou seja, conjuntos de palavras que guardam algum traço  em comum. Isso facilita nossa compreensão de suas características e de como elas se comportam nas frases.
Esses dez (10) “tijolinhos” são os que constroem frases, parágrafos e textos.


SUBSTANTIVOS




ADJETIVOS



VERBOS


PREPOSIÇÕES



PRONOMES


CONJUNÇÕES



ARTIGOS


NUMERAIS


ADVÉRBIOS



INTERJEIÇÕES



            Parece complicado, não é? Mas não se assuste! Você já conhece todas essas classes! Ao falar, nós usamos substantivos, verbos, numerais, advérbios, pronomes, etc.
Cada classe tem uma função diferente na frase. Algumas palavras são extremamente importantes, pois são essenciais para a construção do sentido, outras nem tanto. Mas todas colaboram para que nossa comunicação possa acontecer.

PALAVRAS

PALAVRAS
As palavras não nascem amarradas,
Elas saltam, se beijam, se dissolvem,
no céu livre por vezes um desenho,
são puras, largas, autênticas, indevassáveis.

Carlos Drumond de Andrade.
abraco.gif

As palavras são os elementos que formam a frase. Na língua escrita, podemos reconhecê-las visualmente, pois são delimitadas por dois (2) espaços em branco ou por um (1) espaço e um sinal de pontuação. Na língua falada, reconhecemos as palavras a partir dos sons que as formam.
Estudar a língua é justamente aprender como esse processo de combinação de unidades menores em unidades maiores se dá, resultando em infinitas possibilidades de significados.

Língua em uso

Comunicação e linguagem

lingua_portuguesa.jpg
Como nos comunicamos? De muitas e várias maneiras. Comunicação é uma palavra derivada do latim communicare e quer dizer “tornar comum”, “partilhar”, “repartir”. As pessoas se comunicam com diferentes intenções e usam, para isso, diferentes linguagens.
Quando utilizamos palavras para nos comunicarmos, estamos usando uma linguagem verbal.
A linguagem não verbal, no entanto, não precisa de palavras para passar o seu recado.


EXEMPLOS:

Linguagem verbal – carta; bilhetes; placas, texto...

Linguagem não verbal- gestos corporais, semáforos...

LINGUAGEM – é um sistema de signos – que podem ser verbais ou não verbais-, por meio do qual as pessoas se comunicam.



LÍNGUA

            O código verbal que costumamos usar com mais freqüência é a nossa língua materna. Mas o que é língua, exatamente?

LÍNGUA- é um conjunto de palavras e de regras de uso dessas palavras.


Aqui no Brasil muitas línguas são faladas, mas nossa língua oficial é o português.