terça-feira, 1 de março de 2011

Matemática


CIEP Brizolão 385 Pastor Agustinho Valério de Souza.
Paracambi, 01 de março de 2011.
Professor: Idemilson
Alunos:________________________________________
Turma: 501

Matemática
1-    Os números naturais podem ser representados na reta numérica através de uma sequência de pontos.


Na reta, cada número corresponde a um ponto. Os pontos são separados entre si por distâncias iguais. (informo aos alunos neste momento que, o zero é considerado como origem, e que a orientação nesta reta numérica é da esquerda para a direita).
a)    Se um número está à direita de outro, ele é maior ou menor que o outro?
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b)    Os números na reta acima estão em ordem crescente ou decrescente?
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c)    Escreva a sequência dos números pares menores que 14:
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d)    Escreva a sequência dos números ímpares menores que 20:
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1-    Leia o diálogo entre a professora Karen e a aluna Eloisa:

___O que são números consecutivos?
___Dois ou mais números são consecutivos quando um é sucessor do outro.
___Fale para mim os três números que vêm logo após o 1028.
___1029, 1030 e 1031.
___Então, 1028, 1029, 1030 e 1031 são números consecutivos.
___Isso mesmo!

Agora, verifique em quais opções seguintes aparecem números consecutivos e marque um X:
a)    125, 128, 139, 142.
b)    915, 916, 917, 918.
c)    2071, 2072, 2073, 2074.
d)    11415, 12519, 13746, 19365.

(Essa atividade nos permite verificar se os alunos perceberam que, em uma sequência de números consecutivos, tem-se que a partir do segundo número cada número é uma unidade a mais que a anterior).


Desafio!!!
a)    Escreva cinco números naturais consecutivos, sendo três deles com quatro algarismos e dois deles com cinco algarismos.
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2-    A medida que avançamos na sequência dos números naturais, o valor de cada número é maior do que o de seu antecessor.
Veja os sinais:
MENOR

MAIOR

IGUAL



Logo, complete com o sinal de maior do que >, menor do que < ou igual a =.
a)    308-----380
b)    4200----420
c)    6425-----6425
d)    745-----547




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